RENEGAR AO NOSSO EU PARA DEIXAR AGIR O ESPÍRITO SANTO

Querido(a) amigo(a),

Estamos iniciando a novena do Espírito Santo, por isso quero compartilhar com vocês alguns temas nesta semana. Inicio por este de Chiara Lubich, no qual ela nos oferece uma profunda reflexão sobre a necessidade de deixarmos o próprio Deus agir em nossa vida e em nossa história.  Forte abraço a todos e boa novena. Que o Espírito Santo encontre espaço em nossos corações e nossas vidas.

“Às vezes, fico imaginando como seria o mundo cristão e que desenvolvimento teria a nossa religião se cada um dos seus princípios fosse vivido plenamente, ou se ao menos levássemos em maior consideração o renegamento de nós mesmos – aquele renegamento tipicamente cristão que está implícito no amor para com Deus e para com o próximo.Certamente não teríamos somente uma certa libertação do sofrimento, que, naturalmente, de um modo cristão, isto é, devido àquela alquimia que transforma, pela cruz amada, a dor em amor, mas assistiríamos também a uma autêntica e contínua manifestação de Pentecostes nas almas, a uma invasão do Espírito Santo nas mentes e nos corações.E é justamente isso que nos lembra a frase do Evangelho que fala sobre o que é ser cristão e o que o distingue dos demais. O cristão é um filho de Deus, porque é guiado pelo Espírito Santo de Deus. A Palavra diz: “Todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, estes são filhos de Deus” (Rm 8,14). Mas, como sabemos, para que o Espírito Santo possa agir, é necessário que nós correspondamos. São Paulo, escrevendo esta Palavra, pensava principalmente naquele dever dos seguidores de Cristo que é justamente o renegamento de si mesmos, a luta contra o egoísmo em suas formas mais variadas, a morte do “homem velho”.Além desse, existem outros deveres que conhecemos: o amor a Jesus Abandonado, que significa esforço em viver as virtudes, até mesmo de modo heróico, permite uma maior expansão do Espírito Santo em nós.Existe uma relação entre a cruz e o Espírito Santo como entre causa e feito, e nós a experimentamos todos os dias. Cada corte, cada poda, cada “não” ao nosso eu é fonte de nova luz, de paz, de alegria, de amor, de liberdade interior, é porta aberta ao Espírito Santo.Eis então o nosso compromisso para os próximos quinze dias: agora que já adquirimos uma certa prática em contar os atos de amor, aceleremos a corrida. Digamos não, não ao nosso eu, para dizermos sim, sim, sim a Deus.Daremos maior liberdade ao Espírito Santo que está em nossos corações, que poderá conceder-nos com maior abundância os seus dons. Ele poderá guiar-nos e seremos reconhecidos como filhos de Deus. Reneguemos a nós mesmos e desta vez justamente por amor ao Espírito Santo, cuja festa comemoramos há poucos dias.

Além do mais, nosso propósito ao começar a “Santa viagem”, que era de construir a nossa santidade, é algo que depende dEle, pois o Espírito Santo é o Deus santificador, de quem devemos nos tornar amigos. Portanto, relembrando: renegarmo-nos melhor para melhor hospedá-lo em nosso coração.
E para melhor amá-Lo, honra-Lo, procuremos nestes dias meditar sobre o Espírito Santo. Dele falam as Escrituras, não nos esqueçamos dos Atos dos apóstolos; dele falam os livros de meditação que possuímos.
Mas existem ainda outros bons livros sobre Ele. Aprendamos, se ainda não soubermos, algumas orações dirigidas a Ele, como o “Veni Creator”, para poder recitá-las sempre. Em suma, façamos de tudo para conhece-Lo melhor, amá-Lo melhor e rezar melhor, dedicando-lhe as nossas as nossas orações. A “Santa Viagem” de todos nós dará um salto de qualidade, e a verdade, que existe na nossa fé, será mais conhecida, o reino de Deus haverá de se expandir e o Espírito Santo renovará muitas coisas.
Chiara Lubich”
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: