A Eucaristia tem a finalidade de nos fazer Deus

A Eucaristia não produz apenas frutos belos, bons, de santidade, de amor, nem sequer visa, como primeiro objetivo, aumentar a nossa unidade com Deus e entre nós (como se entendeu até agora a unidade) e sirva, portanto, para alimentar a presença de Jesus no meio. Sim, também.
Mas, a função da Eucaristia é outra.
A Eucaristia tem a finalidade de nos fazer Deus (por participação). Misturando as carnes vivificadas pelo Espírito Santo e vivificantes do Cristo com as nossas, ela nos diviniza na alma e no corpo. Faz-nos Deus, portanto.
Ora Deus não pode estar senão em Deus. Eis por que a Eucaristia faz entrar o homem, que dela se alimentou dignamente, no seio do Pai, insere o homem na Trindade, em Jesus.
Ao mesmo tempo a Eucaristia não realiza isso apenas num só homem, mas em muitos, os quais, sendo todos Deus, não são somente muitos, mas um. São Deus e estão todos juntos em Deus. São uma coisa só com Ele, perdidos Nele.
Ora, esta realidade, que a Eucaristia realiza, é a Igreja.
O que é a Igreja? É a unidade provocada pelo amor recíproco dos cristãos e pela Eucaristia. A Igreja é formada por homens divinizados, feitos Deus, unidos a Cristo, que é Deus, e entre eles. Se quisermos exprimir tudo em termos humanos — com um exemplo que a Escritura usa — a Igreja é um corpo, cuja cabeça é Cristo glorioso.
Mas, assim como Cristo está no seio da Trindade, a Igreja também é chamada a estar, e já está desde agora. nos membros em que a Eucaristia atua, no seio do Pai. E se em parte ainda não está, ela se encaminha nesta direção.
Além disso, o homem leva consigo toda a criação. porque é a sua síntese.
Tudo aquilo que saiu de Deus, retorna, em virtude da Eucaristia, para a Trindade.

Chiara Lubich

 

Fonte: http://voluntariosdesaopaulo.blogspot.com/2008/11/pensamento-de-chiara.html

Anúncios

Uma resposta

  1. Apesar de rezar agradecendo a Jesus por sua Carne e seu Sangue se juntarem à minha carne e meu sangue, após receber a Eucaristia, nunca havia pensado de maneira tão profunda. Obrigada Jesus!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: