Lectio Divina – 17/01/08

baptism.jpg

PALAVRA

“…João deixou então que Ele Se aproximasse. Logo que Jesus foi batizado, saiu da água. Então, abriram-se os céus e Jesus viu o Espírito de Deus descer como uma pomba e pousar sobre Ele.”

MEDITAÇÃO

A presença do Espírito de Deus transforma a realidade e confere um novo significado ao Batismo que se realiza pela ação de Deus Trindade (em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo). Restabelecerá um novo tempo de salvação. Obterá a vida eterna em sentido pleno, incorporando o nosso existir a Cristo. Será nova vida! Sendo assim, é bom que nos perguntemos de modo pessoal, pois o batismo nos configura no Corpo de Cristo e nos faz participantes de suas graças. Porém, também temos de ter consciência dos nossos deveres e direitos. Precisamos nos perguntar:

Como vivo o meu batismo?

Como testemunho a força do Espírito de Deus no meu existir?

Não será que o meu batismo é uma data esquecida do meu calendário de celebrações, e uma memória, demasiado passada, do meu viver em Deus?

ORAÇÃO

Espírito Santo, alma da minha alma! Ilumina-me, fortalece-me, guia-me, consola-me. Espírito Santo, que rezas silenciosamente no profundo do meu ser, toma-me transparente e pequeno, para ser capaz de entrar no silêncio de tua oração. Espírito Santo, que pairas silenciosamente sobre as águas desde o início da criação, purifica-me na força da água do meu batismo, para que eu seja capaz de viver no silêncio da paz. Espírito Santo, tu em quem o amor é presente, vem traduzir em meu coração, o teu amor pela oração. Ensina-me a rezar, a dialogar com o Senhor, ou a parar diante dele, silenciosamente. Amém.

AÇÃO

Recorda o dia do teu Batismo… Não sabes? Procura as fotografias, pergunta aos teus pais, ou aos teus padrinho. Faz memória desse momento fundamental da tua fé e escreve na tua agenda, para que, quando chegue esse dia, o possas celebrar, tal como o dia do teu aniversário.

Uma resposta

  1. Ola padre!!
    Parabens pela iniciativa do blog!!
    mais uma vez o senhor sempre inovando para sempre evangelizar.
    parabens…
    conte comigo

Deixe uma Resposta

